O que está buscando?

Projeto de Hidroponia é desenvolvido na Escola SESI de Presidente Epitácio

Ação envolveu professores, nutricionista, alunos e outros colaboradores da unidade

 Por: Mayara Tolotti - SESI Epitácio
26/03/202011:18- atualizado às 11:32 em 26/03/2020

As professoras do 1º e do 6 º Ano do Ensino Fundamental de Ciências da Natureza se uniram à nutricionista da escola SESI de Presidente Epitácio para executar um projeto muito importante na área de alimentação: a hidroponia (ou aquaponia).

A Hidroponia é considerada uma revolução na forma de produzir alimentos. Esse modelo de cultivo, que integra peixes, crustáceos e diferentes espécies de plantas, caiu no gosto de diversas pessoas em muitos países, tanto como hobby quanto como negócio. Neste modelo de produção, os nutrientes oriundos dos efluentes dos peixes e crustáceos são aproveitados para produzir diversas espécies de hortaliças, frutas, forragens e até mesmo flores. É foco de diversos programas de pesquisa e de desenvolvimento alimentar em muitos lugares do mundo.

Na escola, a ideia surgiu inspirada no Projeto Didático Eixo Integrador, voltado para os alunos do 1º e 6º do Ensino Fundamental, que aborda os seguintes temas: qualidade de hábitos alimentares, higiene alimentar, mudança de comportamento para se obter hábitos de vida mais saudáveis e otimização de pequenos espaços a fim de criar soluções mais saudáveis para o cultivo de hortaliças e peixes.

A ação se espalhou e contou com a participação de todos os colaboradores do SESI Presidente Epitácio, desde a construção inicial do projeto até o produto final, que são os alimentos nos pratos dos estudantes.

O principal objetivo das professoras foi estimular os estudantes a ter uma alimentação melhor, incentivá-los a fazer escolhas saudáveis e levar essa ideia para casa, para a família. Juntamente com a nutricionista e com a área de manutenção, eles tiveram a oportunidade de conhecer essa técnica na produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos e participar do projeto de forma ativa: desde o preparo da terra, passando pelo plantio, até chegar no alimento pronto. Uma iniciativa completa, que envolve conscientização, conhecimento, mudança de hábitos e novos valores.

Leia também