Atividade interdisciplinar trouxe reflexões sobre história, geografia, solidariedade e valores humanos
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
19/09/202508:33- atualizado às 08:39 em 19/09/2025
Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola SESI de Presidente Epitácio participaram de uma palestra com o professor Tiago Ferreira Lima, que foi convidado e compartilhou suas experiências em uma missão humanitária em Angola. O encontro foi organizado pelo professor de Geografia Anderson Paulo Teixeira, que viu na vivência do palestrante a oportunidade de aprofundar conteúdos curriculares de urbanização e habitação social, ampliando o olhar dos estudantes para questões sociais, econômicas e históricas.
Durante a atividade, Tiago relatou a realidade vivida no país africano e apresentou seu livro “Código da Verdadeira Riqueza, Camizungo: Relato de uma Missão Humanitária em Angola”, no qual registra memórias e reflexões sobre cultura, sociedade e desenvolvimento.

Além de abordar os desafios urbanos, como moradias populares e reconstrução de cidades, o professor trouxe relatos sobre o cotidiano da população, o acesso restrito à água e as desigualdades enfrentadas, complementando a discussão iniciada em sala de aula.
A proposta, que inicialmente seria direcionada apenas para o 2º ano, acabou envolvendo também os alunos do 3º ano, fortalecendo a interdisciplinaridade entre História e Geografia. Para o professor Anderson, a atividade gerou um aprendizado marcante. “A importância desse tipo de trabalho é fundamental. Os alunos puderam ter contato com alguém que vivenciou essa realidade e isso os entusiasmou muito. Quando ele mostrou fotos, vídeos e falou da situação das crianças e da questão da água, muitos estudantes se emocionaram. Foi uma atividade que trouxe não apenas conhecimento, mas também uma reflexão socioemocional muito significativa”, afirmou.
A palestra trouxe o papel da escola como espaço de formação integral à tona, em que os conteúdos acadêmicos se unem a vivências reais, despertando nos alunos empatia, consciência crítica e valorização dos direitos humanos.