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Com recursos de gamificação, estudantes do SESI de Santo Anastácio desenvolvem projeto para apoiar o ensino de Geografia

Projeto GeoWar é reconhecido na Jornada Steam, em São Paulo

 Por: Paulo Ribeiro e Stella Thomaz - Comunicação Sesi-SP
03/10/202410:14- atualizado às 10:32 em 03/10/2024

Gamificação: estratégia que utiliza elementos de jogos em situações fora do ambiente de jogo para motivar e ensinar. Partindo desse princípio, durante o mês de setembro as alunas do 2º ano do ensino médio da Escola SESI de Santo Anastácio, Beatriz Cruz Puríssimo e Ana Carolina Gelako, criaram o projeto GeoWar, um jogo de tabuleiro que utiliza a gamificação para estimular o aprendizado de geografia.

Com a orientação da professora Laryssa Omito e da analista técnica educacional Kathia Nogima, as estudantes desenvolveram uma ferramenta didática sobre o espaço geográfico mundial, que visa tornar o processo de ensino mais dinâmico e envolvente.

O projeto, que inicialmente foi pensado para aprofundar os estudos dos alunos da turma, também visa ampliar seu uso para outras séries e contextos educacionais. Segundo a professora Laryssa, “é um recurso riquíssimo que pode ser adaptado para explorar diferentes temas dentro da Geografia e além. Espera-se que, no futuro, o material seja produzido em vários níveis de aprendizagem e se torne um recurso pedagógico permanente para outras turmas”.

A atividade foi desenvolvida no Espaço Maker da escola, onde todas as peças do jogo (tabuleiro, cartas e peões) foram confeccionadas. Após a finalização, as alunas apresentaram o projeto para outras turmas, gerando curiosidade para experimentar a nova ferramenta de aprendizado.
 

O Geowar também foi destaque na Jornada Steam, evento científico promovido pela Supervisão de Tecnologias de Apoio e Aprendizagem do Sesi-SP na sede da Fiesp, na capital paulista. O evento valoriza projetos interdisciplinares nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, desenvolvidos pelos estudantes das unidades escolares SESI, com o apoio dos profissionais em tecnologia educacional com os gestores, supervisores e analistas da rede. “A Jornada Steam trouxe uma oportunidade única para socializar, inspirar e reconhecer as múltiplas expressões de conhecimento e inovação que estão sendo fomentadas em nossas escolas”, afirma a analista educacional Kathia Nogima.

Projetos como o GeoWar são incentivados pelo SESI-SP como parte de sua missão de proporcionar um ambiente educacional que fomente a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para os desafios futuros e promovendo a cultura do aprendizado prático e colaborativo. 

 

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