O que está buscando?

Corrida das Gotas reforça importância do uso consciente da água no SESI de Presidente Epitácio

Atividade lúdica mobilizou alunos do 2º ano do Ensino Fundamental para aprenderem, na prática, sobre preservação da água e equilíbrio corporal

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
14/04/202510:42- atualizado às 10:42 em 14/04/2025

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em março, a Escola SESI de Presidente Epitácio promoveu a atividade “Corrida das Gotas” com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A ação teve como principal objetivo reforçar o conteúdo trabalhado na disciplina de Ciências da Natureza sobre a importância da água para a vida e o ambiente, além de conscientizar os alunos sobre o uso consciente desse recurso.

 

A atividade aconteceu na área verde da escola e foi conduzida pela professora Silvia Valéria Almeida e pela estagiária Dayane Moraes Menezes. Os alunos foram divididos em grupos e desafiados a transportar água de um balde a outro com a ajuda de uma caneca, passando por um percurso com obstáculos como cones e bambolês. A proposta era evitar o desperdício durante o trajeto, o que exigiu concentração, equilíbrio e coordenação motora.

 

 

 

Além de reforçar o conteúdo curricular, a proposta teve como foco principal a conscientização ambiental. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, aproximadamente 40% da água potável distribuída no país é perdida antes de chegar às residências, seja por vazamentos ou desperdícios. Atividades como essa colaboram para que as novas gerações compreendam, desde cedo, o papel fundamental da água para a sobrevivência e o impacto das atitudes cotidianas na sua preservação.

 

“Ao final do dia, percebemos que não apenas ensinamos um conteúdo, mas também foram criadas memórias significativas que os alunos levarão consigo. Essa experiência reafirma a importância de desenvolver atividades que unam conhecimento e alegria”, destacou a professora Silvia.

 

Ao término da atividade, os alunos receberam certificados de participação. Para muitos deles, como Maria Cecília, que disse ter sentido “muita emoção e queria brincar mais”, a experiência uniu aprendizado e diversão, consolidando de forma efetiva o conteúdo trabalhado em sala.

 

  

Leia também