Somente na escola de Presidente Epitácio foram recebidos mais de 350 estudantes
Por: Por SESI Presidente Epitácio
06/02/201916:14- atualizado às 11:24 em 07/02/2019
Depois uma semana de muito planejamento e troca de ideias durante o Saber em Ação, os professores das escolas SESI-SP puderam colocar em prática tudo o que foi discutido nos últimos dias e deram início na segunda-feira, 28 de janeiro, ao ano letivo de 2019. Em Presidente Epitácio, foram 367 alunos do Ensino Fundamental e Médio que participaram das atividades, juntamente com os professores e demais colaboradores da escola.
A dedicação e a criatividade tomaram conta da comunidade escolar, que executou ações educativas importantíssimas com as classes, reforçando a importância do acolhimento, do respeito e a da integração. Abaixo um resumo do que foi trabalhado em sala de aula:
Apresentação do livro “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”
Com o intuito de recepcionar os alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi realizada uma apresentação adaptada do livro “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”, escrito por Arden Druce e ilustrada por Pat Ludlow. Em síntese, o livro conta uma história de uma garota que pede para que seres assustadores compareçam à sua festa. E lá vão: bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo mal e a Chapeuzinho Vermelho.
A equipe fez uma adaptação da história, manteve alguns personagens do livro e incluiu outros, como: Princesa, Super-Heróis, Turma do Chaves e o Palhaço. Os funcionários (Coordenadora da Escola, Gestor da Manutenção, ASI, Professores, Alunos do Fundamental II, Estagiários, e Auxiliares Gerais) caracterizaram-se e apresentaram-se ao público. A partir da proposta do convite de cada personagem para a festa, foi feita uma analogia de que a festa pode ser todo o período letivo da escola e foi reforçada também a importância da educação, por meio das palavras “Por Favor” e “Obrigado (a)”.
Ao resgatar estes personagens do imaginário infantil, o objetivo principal foi apresentar para os alunos a diversidade e as particularidades de cada um deles e a possibilidade de conviverem bem, assim como deve ser feito no ambiente escolar, com respeito mútuo e educação.
Acolhimento – Componente Curricular: Arte – Professora Nayara Thays Szucs Azevedo
Projeto Trilha: Retrospectiva, Minha Vida e Estipulando Metas
A ação teve como foco reforçar a importância da participação dos alunos como agentes ativos da construção dos saberes e promover o autoconhecimento, o conhecimento do outro, o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.
A primeira etapa permitiu ao grupo observar e enxergar quais foram suas atitudes (e consequências) no ano anterior e o que esperar para 2019.
Em um segundo momento, a dinâmica trabalhou com os alunos situações onde eles se depararam com os cuidados da sua vida (sonhos, expectativas, frustrações) e a vida do próximo, diante dos vários ritmos e obstáculos que o dia a dia nos impõe.
Por último, a ideia foi traçar metas e estimular o cumprimento delas, levando-os a entender melhor quais são as reais possibilidades e quais são os desafios que poderão encontrar pela frente.
Toda a Trilha com as Pegadas (metas do 6º Ano 7º Ano), Cartas a Si Mesmo (8º e 9º Ano) e Projeto de Vida (1º, 2 e 3º do Ensino Médio) serão guardadas e, ao final do último ano do Ensino Médio, será feito um painel das pegadas deixadas por eles durante o percurso pela escola.
Plantio de árvore frutífera (Pequenas mãozinhas semeando um grande futuro) – Professora Silvana Cristina de Souza Kobori
O contato da criança com a natureza ajuda a estimular os sentidos e o senso de convivência. Diante disso, foi realizada uma ação juntamente com a família dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental: o plantio de uma árvore.
Juntos, eles ainda terão a oportunidade de cuidar do local e observar o crescimento da árvore e a sua própria evolução ao longo dos anos. “Vale a pena interagir com a natureza, subindo em árvores, brincando de pega-pega e esconde-esconde”, ressalta a professora.
Dinâmica “Meu amigo pelas costas” – Professora Valesca Narezzi
Com a turma do 3º do Ensino Fundamental, a professora falou sobre sentimentos: palavras foram surgindo e os alunos foram questionados sobre com qual se identificavam. Em seguida, cada criança colou uma folha nas costas do colega. Ao som de uma música, eles andaram e dançaram pelo espaço. Quando a música parou, cada um escreveu uma palavra de elogio ou uma qualidade do colega. Ao final, todos retiraram os papéis das costas e tiveram a oportunidade de conversar sobre o assunto.
Depois da socialização, a turma fez um painel com as anotações no próprio quadro. “Foi muito bom ver tantos elogios reunidos e saber quantas qualidades nós temos. Várias crianças ficaram surpresas! Ver a satisfação no rosto de cada estudante para mim foi maravilhoso, afinal, quem não gosta de receber elogios?”, relata a professora.
Dinâmica de boas-vindas –A diversidade completa a obra – Professora: Silvia Valéria Almeida Bacurau Martins
A dinâmica foi realizada com o 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver atitudes de cooperação e respeito entre os estudantes, para que eles pudessem entender e valorizar a importância de cada um e de si próprio nos grupos de convivência, em especial na escola.
Procurando um coração – Professora Maria Eliana de Oliveira Silva
A dinâmica realizada com o 5 º ano do Fundamental proporcionou aos estudantes conhecer o amigo, desenvolver o relacionamento interpessoal, a comunicação, os valores, o respeito e, principalmente, o fato de que todos precisam do outro para viver.
Dinâmica da bexiga com nomes – Professora: Benedita Martins
Para dar as boas-vindas aos estudantes e conhecê-los melhor, foi realizada a “dinâmica da bexiga com nomes” com a turma do 7º ano do Fundamental. Cada estudante recebeu uma bexiga e um pedaço de papel para escrever o próprio nome e colocar dentro dela.
Na sequência, as bexigas foram cheias e jogadas para o alto. Após alguns minutos, cada um escolheu uma e a estourou. O nome que estava dentro da bexiga, o colega que o encontrou teve que apresentá-lo para todos, dizendo quem era, a matéria preferida, como o conheceu, uma qualidade, a brincadeira preferida e qual o time de coração. Foi uma atividade de muita integração, amizade e troca.
Exercícios de Reconhecimento – Quem sou eu? Me conheço? Te conheço? – Professores Léo André de Almeida e Angela Rufino Siqueira
A ideia da atividade foi iniciar o ano escolar de forma acolhedora e tranquila, fortalecendo os laços entre professores e alunos e entre eles mesmos.
A ação foi realizada com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os a conhecerem um pouco mais sobre si mesmo e os outros e a saberem como os outros o veem. Foi um momento de muita descontração e descobertas, com participação unânime da turma.
Dinâmica do nó no barbante com uma mão – Professora: Karine Oliveira dos Anjos Rodrigues
Cada estudante do 6º ano recebeu um pedaço de barbante e teve que dar um nó com a mão que escreve sem o auxílio da outra (a mão não utilizada fica atrás do corpo). A atividade desenvolvida teve como intuito levar o aluno a pensar: “Sempre perseverar! Não desistir quando achar que não vai conseguir algo!”.
Dinâmica: Não deixe o balão cair – Professora Cássia Aparecida Vantini Santana
A dinâmica desenvolvida com os alunos do 2º ano do Fundamental foi a seguinte: ao sinal, as crianças começaram a jogar bexigas cheias para que o grupo tentasse mantê-las no ar o maior tempo possível. Na sequência, a professora retirou aleatoriamente um a um da brincadeira, até não restar crianças suficientes para que as bexigas permanecessem no ar.
O jogo foi uma maneira cooperativa de ressaltar a importância de cada um na turma e sua colaboração para o sucesso do grupo.
Ao longo do ano, muito aprendizado, troca de experiências e integração ainda farão parte das rotinas dos alunos e educadores. Sejam todos bem-vindos! Que seja um 2019 inspirador!