O que está buscando?

Presidente Epitácio recebe 80 escolas do SESI-SP para World Robot Olympiad

Os classificados em primeiro lugar vão para o mundial na Tailândia, em novembro

 Por: SESI-SP de Presidente Epitácio
28/08/201816:08- atualizado às 11:35 em 21/02/2019

De 20 a 24 de agosto, o SESI-SP de Presidente Epitácio tornou-se, pela segunda vez consecutiva, a casa da Robótica SESI-SP e sediou a WRO (World Robot Olympiad), etapa regional.

80 escolas do SESI do Estado de São Paulo, com 480 estudantes e 80 técnicos das equipes tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolveram durante toda a temporada 2018. Nesses dias, os grupos realizaram o desafio do robô na categoria Regular, apresentaram o projeto que construíram para resolver os problemas propostos na categoria Open e, acima de tudo, puderam trocar experiências entre si e vivenciar momentos de diversão e lazer após os torneios.

Os primeiros colocados nas categorias Regular e Open de cada seletiva conquistaram uma vaga para o mundial da WRO, que acontecerá na Tailândia, de 16 a 18 de novembro deste ano. As equipes classificadas para a categoria Regular foram do SESI-SP de São José do Rio Preto e do SESI-SP de Boituva; para a categoria Open, foram as equipes do SESI-SP de José Bonifácio e SESI-SP de Agudos.

Sobre WRO

A WRO é um evento para a ciência, tecnologia e educação, que reúne jovens de todo o mundo para desenvolver criatividade e habilidades de resolução de problemas, por meio de competições de robótica desafiadoras e educacionais.

As escolas são convidadas a formar uma equipe de três alunos para participar dessa competição, em que precisam criar, projetar e construir modelos de robôs que se parecem ou se comportam como um atleta humano. A competição começa a partir de etapas preliminares até o julgamento final.

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos oportunidade de expandir seus horizontes, por meio da exploração de robôs e sistemas robóticos na escola.
  • Introduzir o conceito da ciência moderna em atividades educacionais da escola (ciência e tecnologia).
  • Fornecer oportunidade para promover o pensamento criativo, melhorar a comunicação e as habilidades de cooperação, bem como fortalecer a capacidade de adquirir novos conhecimentos, relevantes para a educação moderna.
  • Reunir os jovens de todo o mundo para desenvolver a criatividade e as habilidades de resolução de problemas de forma desafiadora e educacional.
  • Ampliar a visão dos jovens na aplicação da ciência e tecnologia, melhorar a eficiência de aprendizagem e incentivá-los a ser futuros cientistas, engenheiros e inventores.

Leia também