O que está buscando?

Consciência ambiental: estudantes do Sesi Epitácio visitam cooperativa de reciclagem

Atividade faz parte da disciplina de Práticas Sociais e Culturais e envolveu alunos e familiares

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
03/04/202309:36- atualizado às 10:53 em 03/04/2023

 

Pra onde vai o lixo da nossa casa? O que é feito com ele? É preciso separar esses resíduos? Perguntas como essas, feitas por um grupo de alunos dos 4º e 5º anos da Escola Sesi de Presidente Epitácio, puderam ser respondidas durante uma atividade muito especial. Eles foram até a sede da cooperativa de materiais recicláveis Joia Ribeirinha e conferiram de perto todo o trabalho realizado pela empresa.

 

Atividade prática permitiu aos alunos acompanharem a rotina da cooperativa

 

Os alunos puderam presenciar a forma com que os materiais são selecionados e separados. Alguns pais chegaram a acompanharam a visita. “Fiquei impressionada com a quantidade de material processado por eles, quase 60 toneladas por mês, é muita coisa”, conta a aluna Leticia Santos. “Tive a dimensão da quantidade de lixo que produzimos e isso me impressionou muito”, conta Eder Santos, pai da Leticia. Para Valentina Portel, estudante do 4º ano, além de muito divertido, o passeio permitiu que ela aprendesse coisas novas. “Reciclar é muito importante. Com os materiais retirados do lixo é possível até produzir produtos novos”.

 

Maria Cristina Barbosa é uma das responsáveis pelo trabalho na cooperativa e considerou muito positiva a vinda dos estudantes. “Fiquei muito feliz em recebê-los e grata pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho. O que muitos chamam de lixo, nós chamamos de material. Com o nosso trabalho de coletar, separar e reciclar, colaboramos com o meio ambiente e ainda conseguimos manter o sustento de várias famílias”.

 

“Nosso desejo era que eles pudessem conhecer o processo de reciclagem, conscientizar-se sobre as ações pertinentes ao meio em que vivemos e valorizar o trabalho realizado pelos funcionários a partir dos materiais descartados” explica Valesca Narezzi, professora responsável pela atividade. “Acredito que a visita auxiliou no processo de conscientização das crianças e das famílias, pois puderam observar o trabalho realizado e entender a importância de separarmos o nosso lixo em casa”, conclui.

Leia também