O que está buscando?

Alunos do Sesi Presidente Epitácio participam de palestra com especialista em aves do Oeste Paulista

Atividade interdisciplinar entre Geografia e Língua Inglesa promoveu reflexões sobre sustentabilidade e preservação ambiental

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
15/05/202510:48- atualizado às 10:50 em 15/05/2025

No final do mês de abril, os estudantes do 7º Ano A do Ensino Fundamental e do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Sesi de Presidente Epitácio participaram de uma palestra com Peter Mix, engenheiro e especialista em aves do Oeste Paulista. A atividade, que integrou os componentes de Geografia e Língua Inglesa, teve como foco a reflexão sobre sustentabilidade e o papel dos indivíduos na conservação ambiental.

 

A palestra foi parte de uma sequência didática que envolveu ações práticas e teóricas voltadas à educação ambiental. Antes do encontro com o especialista, os alunos visitaram a Reserva Florestal Apoena, onde observaram práticas de reflorestamento e aprenderam sobre a realidade ambiental local. Posteriormente, produziram materiais como folders e podcasts para consolidar os aprendizados.

 

  

Atividade integrada entre Geografia e Inglês promove reflexão sobre sustentabilidade.

 

Segundo Wildilene Moreira, professora de Língua Inglesa e Portuguesa, a palestra com Peter Mix foi pensada como a terceira etapa do projeto, visando conectar os conteúdos trabalhados em sala à realidade ambiental da região. “Nada mais importante do que apresentar a teoria e possibilitar que eles vivenciem essa teoria na prática”, afirmou. A professora destacou ainda que os alunos compreenderam a importância da biodiversidade ao ouvirem do especialista sobre o papel das aves na cadeia alimentar e na regeneração florestal.

 

Para o professor de Geografia, Anderson Paulo Teixeira, o trabalho interdisciplinar é essencial para ampliar a percepção dos estudantes sobre o mundo ao seu redor. “Essas ações são fundamentais para quebrar o paradigma de que os componentes curriculares são fragmentados. A prática pedagógica precisa estar associada ao mundo real, para que o aluno compreenda que está inserido em contextos ambientais, políticos, econômicos e sociais”, explicou.

 

   

Estudantes durante a palestra com Peter Mix sobre preservação ambiental e biodiversidade.

 

Durante a palestra, os alunos interagiram com o convidado, demonstrando interesse e conhecimento sobre algumas espécies mencionadas. A iniciativa continua com a previsão da criação de um pequeno bosque no espaço escolar, utilizando mudas fornecidas pela Reserva Apoena. Os estudantes serão responsáveis pelo plantio e catalogação das espécies.

 

A atividade reforça a proposta pedagógica da instituição, que valoriza práticas integradas e significativas, promovendo a formação de cidadãos conscientes e engajados com os desafios ambientais contemporâneos.

Leia também