Times de Álvares Machado, Presidente Prudente e Presidente Epitácio representaram a região na competição e garantiram classificação para a fase estadual
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
11/08/202512:32- atualizado às 13:15 em 11/08/2025
No dia 6 de agosto, Araçatuba recebeu a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade prática. A competição reuniu cerca de 50 equipes e contou com representantes de diferentes escolas do SESI no Oeste Paulista.
O SESI Presidente Prudente – Vila Real competiu na modalidade Robótica Artística com a equipe Red Hammer, conquistando o 2º lugar. “Além da premiação, foi muito enriquecedor o intercâmbio com outros times mais experientes na competição, alguns deles inclusive com participação em campeonatos mundiais da modalidade”, afirmou o técnico e orientador de Educação Digital, Vitor Hugo Santana.

Equipe Red Hammer – SESI de Presidente Prudente
O SESI Álvares Machado participou na modalidade Resgate Nível 2 com duas equipes, SESI Ironbot (com alunos do fundamental II) e SESI Ironbot Pro ( com alunos do ensino médio).E com a equipe SESI Ironbot Pro, alcançou o 3º lugar e se classificou para a Etapa Estadual, que será disputada no dia 22 de agosto, em Mauá/SP. “Essa conquista é um marco, onde o SESI IRONBOT Pro estará representando o Oeste Paulista nessa modalidade na Etapa Estadual", destacou o técnico Angelo Sussumu Takeda.

Equipe SESI Ironbot Pro – SESI de Alváres Machado
O SESI Presidente Epitácio disputou com a equipe Fox Head, obtendo o 11º lugar. “Foram meses de preparação, erros, acertos, correria, ajustes de última hora e muita evolução”, relatou o técnico e orientador Marcel de Jesus Almeida.

Equipe Fox Head – SESI de Presidente Epitácio
A OBR tem como objetivo integrar robótica e inteligência artificial aos conteúdos escolares, estimulando o interesse pela ciência e tecnologia. Na modalidade prática, os participantes desenvolvem soluções para desafios reais com robôs autônomos, seja no resgate de vítimas em ambientes simulados ou em apresentações artísticas.
As classificações regionais permitem a participação na etapa estadual e, posteriormente, na nacional, prevista para outubro. Além dos resultados, a participação favorece a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas e de trabalho em equipe.