Iniciativa do programa Juventudes em Diálogo integra tecnologia, escuta ativa e protagonismo estudantil no combate ao desrespeito no ambiente escolar
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
23/06/202512:45- atualizado às 13:21 em 23/06/2025
O projeto "Eu Faço Parte da História", desenvolvido na Escola SESI de Presidente Epitácio, propõe uma abordagem educativa sobre bullying e respeito nas relações escolares por meio de um jogo criado com o Minecraft Educacional. A ação integra o programa Juventudes em Diálogo, um programa institucional da Rede SESI- SP que tem como objetivo o fortalecimento de relações saudáveis entre os estudantes e toda a comunidade escolar e que é conduzido pelo Núcleo local, composto por estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A proposta surgiu a partir da análise do Relatório Contextual e dos dados da pesquisa NPS, que identificaram situações recorrentes de desrespeito, violência e dificuldades de pertencimento entre os estudantes. O jogo interativo simula episódios cotidianos da vida escolar e diferencia atitudes desrespeitosas de casos caracterizados como bullying. Para a pesquisa, os integrantes do núcleo visitaram as turmas com notebooks transportados em um “bolso canguru”, metáfora escolhida para representar o cuidado com o conteúdo em construção até que esteja pronto para ser compartilhado.

A professora Tatyana Ribeiro, responsável pelo projeto junto com a bibliotecária escolar, Victoria Aparecida, destaca o papel da escuta e da participação dos estudantes no processo. “A importância do projeto reside justamente na forma como ele dialoga com as juventudes: parte de suas vivências, escuta suas dores, respeita suas vozes e confia em seu potencial. O uso do bolso canguru para transportar os notebooks simboliza com sensibilidade esse cuidado no processo educativo, onde as ideias são protegidas, preparadas e, no tempo certo, compartilhadas com o mundo”, afirma.
Além da criação do jogo, a iniciativa envolve outras frentes de atuação, como rodas de conversa com apoio da psicologia educacional, parceria com o projeto Juventudes Antimisoginia, produção de materiais de conscientização e o Mural das Emoções, espaço para escuta e expressão de sentimentos.

O projeto permanece em andamento e prevê a construção de novos mundos virtuais com contextos diversos, reforçando o compromisso com uma escola mais acolhedora, segura e participativa.