Em parceira com a prefeitura da cidade, o SESI-SP leva esporte gratuito a milhares de crianças e adolescentes
Por: Mayara Tolotti - Comunicação Regional
26/10/202014:04- atualizado às 14:04 em 26/10/2020
Por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal e a Escola SESI de Santo Anastácio, o Programa Atleta do Futuro foi implantado na cidade e possibilitou que crianças e adolescentes de 6 a 12 anos tivessem acesso a aulas de karatê, judô, capoeira e basquete durante o contraturno escolar. Com isso, turmas da escola e da comunidade vêm sentindo na prática os benefícios que o esporte proporciona.
Segundo Luis Fernando Lopes, diretor da escola SESI de Santo Anastácio, o impacto do projeto foi grande e muito benéfico. “Em junho de 2017, assumi como diretor de escola, vivenciei na ocasião uma série de desafios, dentre eles, a falta de engajamento dos estudantes e uma forte ‘onda’ de indisciplina. Diante disso, procuramos desenvolver uma estratégia para mitigar e eliminar os fenômenos de enfrentamento e violência escolar”, relata ele.
Dentre os objetos da proposta, foram explorados os seguintes tópicos:
O Estudo de Caso intitulado como O uso de vivências esportivas como estratégia didática na formação de valores para a prevenção e combate à violência na escola Proposta: "Projeto Lutas, vivenciando o esporte” deu muito certo e, hoje, já é possível notar transformações significantes no comportamento do público envolvido:
Programa Atleta do Futuro
O programa Atleta do Futuro, com mais de 25 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.