A ação teve como destino o Fundo Social de Solidariedade e buscou promover consciência social entre os alunos
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
26/05/202508:34- atualizado às 08:38 em 26/05/2025
Com a aproximação do Interclasse, evento esportivo tradicional no calendário escolar, o SESI de Santo Anastácio integrou à programação uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos e cobertores. A iniciativa mobilizou os estudantes do Ensino Fundamental e Médio e resultou na coleta de mais de três mil peças.
As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do município, que atende famílias em situação de vulnerabilidade em diferentes bairros da cidade. A articulação entre o evento esportivo e a ação solidária teve como foco ampliar o alcance da campanha.
“O objetivo principal da ação é a solidariedade. Pensando em como poderíamos ajudar nossa população de Santo Anastácio, veio a ideia de realizar a campanha juntamente com o Interclasse, que é um evento com adesão total dos estudantes”, explica a professora de Educação Física Yara Dias, responsável pela atividade.

Professora e alunas durante a campanha solidária integrada ao Interclasse.
A campanha alcançou ampla participação dos alunos, que trouxeram peças como roupas, toucas, meias, sapatos e cobertores. A escolha do Fundo Social como parceiro buscou garantir capilaridade na distribuição das doações. “Nossa parceria foi pensada para alcançar um número grande de famílias e essa instituição consegue atender pessoas de todos os bairros”, completou a professora.
Segundo Yara, além da arrecadação, a ação gerou reflexões entre os estudantes. “Campanhas como essa promovem a solidariedade e a consciência social, ao mesmo tempo que oferecem uma oportunidade para os alunos contribuírem para o bem-estar da comunidade. Também fortalecem os laços dentro da escola e desenvolvem habilidades de liderança e organização.”

Estudantes organizam as doações arrecadadas para o Fundo Social de Solidariedade.
Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Sarah Nicole Buscati de Carvalho, participar da campanha foi uma forma prática de contribuir com a comunidade. “O que me motivou a participar da arrecadação foi a oportunidade de fazer o bem. Saber que eu não uso mais uma roupa e que ela pode ser útil a outras pessoas é muito gratificante. Fazer o bem faz bem pra quem recebe e também pra quem doa.”
A campanha segue como parte das atividades pedagógicas voltadas à formação cidadã dos estudantes e será retomada em futuras ações sociais da escola.