O que está buscando?

Sesi-SP realiza 2ª edição do Encontro Estadual do Programa Atleta do Futuro

Evento ocorreu no Hotel Sesi Epitácio e reuniu professores e gestores do programa para formações e workshops

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
21/09/202316:27- atualizado às 16:30 em 21/09/2023

 

O Sesi-SP, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, realizou a segunda edição do Encontro Técnico e de Gestão do Programa Atleta do Futuro (PAF), com o tema “O Esporte tem o poder de mudar o mundo”. A proposta do evento foi proporcionar a troca de conhecimento, formações e workshops, além de palestras com grandes nomes do esporte aos professores que fazem parte do PAF tanto no Sesi quanto nas prefeituras parceiras espalhadas por todo o estado de São Paulo. O Hotel Sesi Epitácio recebeu os cerca de 250 participantes de 100 municípios paulistas para o evento, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de setembro.

 

“O Programa Atleta do Futuro segue em expansão e nós continuamos o trabalho focado no desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente no programa”, explica Rodrigo Almeida Leal, Especialista em Esporte do Sesi-SP e um dos organizadores. “Mais uma vez reforçamos o potencial do Hotel Sesi Epitácio para receber eventos como esse. O local conta com toda infraestrutura de hospedagem, alimentação e lazer, além dos equipamentos necessários para aos workshops como quadras, campos e piscinas. E ainda temos o privilégio de ter tudo isso envolto à natureza do Oeste Paulista e às margens do Rio Paraná”, detalha.

 

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas do Sesi e também do Comitê Olímpico Brasileiro sobre temas como valores olímpicos, diversidade, avaliação física e a inclusão da criança e adolescente com deficiência no esporte. “Queremos alinhar a execução do programa no estado, de forma com que todos os nossos professores estejam executando o PAF da mesma maneira em todos os lugares, respeitando a metodologia proposta para ele”, explica Leal.

 

Entre os nomes presentes no evento estão os velocistas Erik Cardoso e Felipe Bardi, ambos atletas do Sesi e que tiveram passagem pelo Programa Atleta do Futuro. Recentemente, os dois correram os 100m rasos abaixo dos 10 segundos, com 9s97 e 9s96 respectivamente, quebrando o recorde nacional que já durava 35 anos. Para encerrar, a multicampeã do basquete brasileiro Hortência realizou a palestra final do encontro, compartilhando parte de sua trajetória como atleta e trazendo uma dose de motivação e incentivo aos professores presentes.

 

Sobre o PAF

Programa Atleta do Futuro promove a formação e a disseminação da cultura esportiva, de forma gratuita, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Ele é oferecido de forma permanente desde 1991, com metodologia própria nos centros de atividades do Sesi-SP e também por meio de parcerias com órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, ONG’s clubes e instituições privadas. Tudo isso contribui para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade e para o desenvolvimento do futuro cidadão.

 

O PAF pode ocorrer de duas formas:

Programa Atleta do Futuro - CAT: Realizados nos Centros de Atividades ou escolas externas do próprio Sesi-SP com recursos próprios.

Programa Atleta do Futuro - Transferência de Tecnologia: Realizado com recursos em conjunto com um parceiro (prefeituras, ONG’s, entidades sociais, etc), podendo ser ofertado nas dependências do Sesi-SP ou nas instalações do parceiro.

 

O Programa possuí metodologia própria, compreendendo uma sequência de ensino cientificamente desenvolvida que considera as múltiplas possibilidades do esporte: a participação como um princípio (inclusão), a especialização em idade adequada, a diversificação de modalidades e o jogo como um recurso pedagógico importante que se complementam por meio de três pilares: aulas, eventos e avaliações físicas, participação da família e marcadores sociais.

 

Atualmente, o Programa Atleta do Futuro é desenvolvido em 53 Centros de Atividades do SESI por todo o Estado de São Paulo. Estão em vigência cerca de 170 convênios, alcançando 150 municípios e matriculando quase 85.000 alunos em diversas modalidades como natação, futebol, polo aquático, badminton entre outras. O programa conta com 800 professores espalhados pelo Estado de São Paulo que são os responsáveis por todo este cenário do PAF.

 

 

Leia também