Ação no Sesi de Presidente Epitácio simula entrevistas de admissão em universidades internacionais e aproxima estudantes das exigências do cenário global
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
09/06/202510:59- atualizado às 11:03 em 09/06/2025
A Escola Sesi de Presidente Epitácio promoveu uma atividade com os alunos do 3º ano do Ensino Médio com foco na importância da língua inglesa para oportunidades acadêmicas e profissionais. Inspirada no programa institucional “Passaporte para o Futuro”, a ação teve como objetivo proporcionar uma vivência prática de entrevistas de admissão realizadas por universidades internacionais, conhecidas como College Interviews.
O encontro contou com a participação dos ex-alunos Vinicius Narezzi, estudante de Ciência da Computação, e José Antônio, estudante de Direito. Ambos compartilharam suas experiências e destacaram como o inglês se tornou um recurso essencial na trajetória acadêmica e no início da vida profissional.
Os convidados também conduziram a simulação das entrevistas com os atuais alunos, abordando as perguntas mais recorrentes nesse tipo de processo seletivo. A condução foi feita de forma dinâmica e interativa, desafiando os participantes a pensar e responder em inglês.

Ex-alunos do SESI Epitácio contribui para a atividade de Língua Inglesa
Segundo a professora de inglês Wildilene Moreira, responsável pela atividade, a proposta foi estruturada em dois momentos. “O principal objetivo foi permitir que eles conhecessem como é um processo de admissão através de uma entrevista. Ainda que fosse uma simulação, os estudantes se viram desafiados a projetar respostas em inglês com clareza e confiança”, explicou.
Além da prática oral, os estudantes também tiveram acesso prévio a vídeos explicativos e materiais de apoio sobre o formato das entrevistas e o vocabulário necessário. O conteúdo foi integrado ao capítulo “An Opportunity To”, do material didático, que discute decisões relacionadas a oportunidades futuras e inclui expressões informais do inglês contemporâneo.
A atividade reforçou a relevância da língua inglesa como ferramenta de inserção em contextos acadêmicos e profissionais fora do país. A vivência também dialoga com os objetivos do programa Passaporte para o Futuro, que oferece bolsas de estudo integrais para graduação no exterior a alunos da rede Sesi-SP com desempenho de destaque.
Como conclusão, a ação ampliou a visão dos estudantes sobre as exigências do mundo globalizado e promoveu o uso da língua inglesa em contextos reais e desafiadores. Para a professora Wildilene, “é importante que os estudantes saibam que podem ter acesso a esse conhecimento e a esse desenvolvimento pessoal dentro da escola”.