O que está buscando?

Estudantes da Escola Sesi de Epitácio realizam coleta de materiais sólidos na orla fluvial

Atividade teve objetivo de conscientização para o bom uso dos recursos hídricos

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
06/04/202217:09- atualizado às 17:00 em 07/04/2022

 

Depois da teoria trabalhada com os alunos em sala de aula sempre vem a prática. E foi por esse motivo que os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio saíram dos muros da Escola Sesi de Presidente Epitácio no último dia 30 de março e foram a campo, mais precisamente até a Orla Fluvial, onde realizaram a coleta de resíduos sólidos deixados no local. A atividade foi realizada em conjunto pelas disciplinas de Geografia e Ciências, com o objetivo de conscientizar, não apenas os alunos, mas toda a população, sobre a importância de se conservar e preservar os recursos hídricos no município de Presidente Epitácio.

 

Ações como esta são importantes para a formação dos alunos e para todos os munícipes, na avaliação da aluna Laura Martinelli Lima. “Nossa cidade precisa ser cuidada, precisamos ter um olhar de carinho para o meio ambiente”, explica. “Esses materiais poderiam parar dentro do rio e impactar diretamente na vida dos peixes e do próprio Rio Paraná”, compartilharam as aulas Kamily Cristina dos Anjos Rodrigues e Rafaela Bier dos Santos. Para a estudante Ana Carolina Hipólito Neto, ir a campo também possibilitou que eles sentissem a dificuldade das pessoas que trabalham com esse tipo de atividade. “Sentimos na pele o cansaço físico da coleta nos colocando no lugar do próximo, das pessoas que trabalham ali, e reconhecendo a importância do que eles fazem”.

 

A sustentabilidade ambiental é um dos grandes temas norteadores inseridos no contexto de ensino e aprendizagem nas escolas do Sesi-SP. “Consideramos esse tipo de ação muito significativa. Ela desenvolve a consciência ambiental nos estudantes, moradores de uma estância turística, e de como é importante estarem conscientes e engajados com as questões sociais do lugar em que vivem”, relata Daniela Ziemba , coordenadora pedagógica. "Nossos alunos são preparados para serem, acima de tudo, bons cidadãos, que façam a diferença em qualquer lugar que estejam", finaliza Tatiana Junqueira, diretora da Escola Sesi.

 

 

Leia também