O que está buscando?

Alunos da Escola Sesi de Epitácio participam de oficina de Badminton

Atividade é uma das ações realizadas por meio da Pedagogia do Exemplo

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
12/08/202112:21- atualizado às 14:58 em 06/09/2022

Uma atividade diferente, que fez com que todos os alunos saíssem um pouco da rotina. Assim foi a oficina de Badminton realizada na escola Sesi de Epitácio nos dias 9 e 10 de agosto, mobilizando os alunos desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A atividade foi mediada pelos atletas da equipe de Badminton do Sesi-SP, Caio Henrique da Silva, Rafael Felipe de Lima Fonseca e Yuki Roberto Rodrigues.

Sala por sala, os alunos se dirigiram para a quadra poliesportiva, onde puderam ouvir a história pessoal de cada atleta, bem como sua trajetória no esporte. O orientador de qualidade de vida Clóvis Bressanin, que acompanhou a equipe desde Presidente Prudente, destacou que a ação faz parte da Pedagogia do Exemplo. "Trata-se de um princípio de todos os projetos de esporte do Sesi-SP.  Os nossos atletas assumem um código de ética e se comprometem a segui-lo de maneira exemplar, compartilhando suas experiências com a sociedade, em especial com as crianças e adolescentes.”

E eles aproveitaram bastante essa oportunidade. A aluna Mariah Chalegri de Souza Garbin tem 8 anos, está no 3º ano do ensino fundamental e gostou muito da experiência. “O que eu mais gostei foi pegar a raquete e bater nas petequinhas”. Já Heitor Rampani Cividanis, também de 8 anos e colega de classe da Mariah, disse que já havia brincado com os amigos de Badminton. “Quando se joga de duplas, é preciso um bom trabalho de equipe para vencer”, explicou.

Mais do que a teoria, atividades como essa trazem uma melhor compreensão da modalidade. E é dessa forma que a professora das disciplinas de educação física e cultura corporal esportiva, Clariana dos Santos Silva, enxerga. “Já havíamos trabalhado a modalidade em sala de aula, mas aqui eles conseguem vivenciar na prática. E não é apenas o esporte, mas valores como respeito, amizade, companheirismo e resiliência que são apresentados aos alunos e ajudam a formá-los como cidadãos”.

O orientador de qualidade de vida do CATSESI Epitácio, Wagner Selbach, conclui destacando o quanto a atividade foi importante para toda a comunidade escolar. “O trabalho foi todo muito bem desenvolvido, desde os atletas, organização, participação dos alunos. Temos certeza que teremos bons frutos, não apenas em nossa escola, mas no município de Presidente Epitácio”, encerrou.

 

A modalidade

O esporte surgiu na Índia no século XIX com o nome de Poona, e foi levado para Europa por oficiais ingleses a serviço naquele país. Na década de 1870 passou a ser chamado pelo nome da propriedade onde teria sido praticado pela primeira vez na Inglaterra, a Badminton House.

Em 1992, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu a importância da modalidade, que estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton.

O badminton vem se popularizando cada vez mais no Brasil, conquistando praticantes de todas as idades inclusive no parabadminton.

Leia também